9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!

Leitura Bíblica

- Is 53,6-7

L1: “Todos nós, como ovelhas, andávamos errantes, seguindo cada um o seu próprio caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. Foi maltratado, mas livremente humilhou-se e não abriu a boca, como cordeiro conduzido ao matadouro; como ovelha que permanece muda na presença dos tosquiadores, ele não abriu a boca”.

- Sl 25, 17-21

L2: “A angústia cresce em meu coração, tira-me das minhas aflições. Vê minha fadiga e miséria e perdoa meus pecados todos. Vê meus inimigos que se multiplicam, e o ódio violento com que me odeiam. Guarda-me a vida! Liberta-me! Que eu não seja envergonhado por abrigar-me em ti! Que a integridade e retidão me preservem, pois em ti eu espero, Senhor!”.

Refletindo com o Papa Francisco

L3: “Esta violência que se exerce ‘aos pedaços’, de maneiras diferentes e a variados níveis, provoca enormes sofrimentos de que estamos bem cientes: guerras em diferentes países e continentes; terrorismo, criminalidade e ataques armados imprevisíveis; os abusos sofridos pelos migrantes e as vítimas de tráfico humano; a devastação ambiental. E para quê? Porventura a violência permite alcançar objetivos de valor duradouro? Tudo aquilo que obtém não é, antes, desencadear represálias e espirais de conflitos letais que beneficiam apenas a poucos ‘senhores da guerra?” (Homilia de 1º janeiro de 2017)

Oração

Ó Deus de ternura, a maldade do coração humano expôs ao mundo, no corpo tombado do vosso Filho Jesus, todas as criaturas vitimadas pela ganância e pela violência dos poderosos. Ajudai-nos, Senhor, a percorremos os caminhos de Jesus, a fim de sermos porta-vozes e promotores da misericórdia que gera a vida. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!

Canto

Cai exausto o bom Senhor,
Esmagado pela dor
Dos maus tratos e da cruz,
Dos maus tratos e da cruz.

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.