11ª Estação: Jesus é pregado na cruz

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

 

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!



Leitura Bíblica

- MC 15, 24-32

L1: “Então o crucificaram e repartiram as suas roupas, tirando a sorte, para ver que parte caberia a cada um. Eram nove horas da manhã quando o crucificaram. E ali estava uma inscrição com o motivo de sua condenação: ‘O Rei dos Judeus’. Com Jesus foram crucificados dois ladrões, um à direita e outro à esquerda. Porque eu vos digo: É preciso que se cumpra em mim a Palavra da Escritura: ‘Ele foi contado entre os malfeitores. ’ A outros salvou, a si mesmo não pode salvar! Os que por ali passavam o insultavam, balançando a cabeça e dizendo: ‘Ah! Tu que destróis o Templo e o reconstróis em três dias, salva-te a ti mesmo, descendo da cruz! ‘ Do mesmo modo, os sumos sacerdotes, com os mestres da Lei, zombavam entre si, dizendo: ‘A outros salvou, a si mesmo não pode salvar! O Messias, o rei de Israel…que desça agora da cruz, para que vejamos e acreditemos!”


- Sb 2,17-20

L2: “Vejamos, pois, se é verdade o que ele diz, e comprovemos o que vai acontecer com ele. Se, de fato, é ‘filho de Deus’, deus o defenderá e o livrará das mãos de seus inimigos. Vamos pô-lo à prova com ofensas e torturas para ver a sua serenidade e provar sua paciência. Condenemo-lo à morte vergonhosa, porque, de acordo com as suas palavras, virá alguém em seu socorro!”.


Refletindo com o Papa Francisco

L3: “O que é a cruz, para ser esse ponto fixo, este mastro, no meio dos balanços do mundo? Ela é o ‘Não’ definitivo e irreversível de Deus à violência, à injustiça, ao ódio, à mentira, a tudo aquilo que nós chamamos de ‘mal’; e é ao mesmo tempo o ‘Sim’ também irreversível ao amor, à verdade, ao bem. ‘Não’ ao pecado, ‘Sim’ ao pecador. É o que Jesus praticou em toda a sua vida e que agora consagra definitivamente com a sua morte.” (Homilia de 14 de abril de 2017)


 

Oração

Ó Deus de bondade, a maldade humana suspendeu o vosso Filho num madeiro. Vítima sem crimes, foi insultado e exposto à zombaria do povo. Hoje, nas vítimas violentadas, a paixão do vosso filho se completa, pelas mãos dos que almejam o lucro e o poder. Ajudai-nos, Senhor, a não sermos coniventes com os pecados do nosso tempo, que insistem em crucificar vossos filhos e filhas. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!


Canto

Foi erguido no madeiro,
Suas mãos e pés furaram,
Pelos crimes do seu povo!
Pelos crimes do seu povo!

 

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.
Convertei-nos, ó Jesus!
Convertei-nos, ó Jesus!