14ª Estação: Jesus é sepultado

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

 

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!



Leitura Bíblica

- Mc 15, 41c-47

L1: “José rolou uma pedra à entrada do sepulcro. Era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado, e já caíra a tarde. Então, José de Arimatéia, membro respeitável do Conselho, que também esperava o Reino de Deus, cheio de coragem, veio a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Pilatos ficou admirado, quando soube que Jesus estava morto. Chamou o oficial do exército e perguntou se Jesus tinha morrido há muito tempo. Informado pelo oficial, Pilatos entregou o corpo a José. José comprou um lençol de linho, desceu o corpo da cruz e o envolveu no lençol. Depois colocou-o num túmulo, escavado na rocha, e rolou uma pedra à entrada do sepulcro. Maria Madalena, e Maria, mãe de José, observavam onde Jesus foi colocado.”


- Sl 22,30-31

L2: “Só diante dele se curvarão os que descem ao pó da terra. Quanto a mim, para ele viverei, a ele servirá a minha descendência. Do Senhor se falará à geração futura!”.


Refletindo com o Papa Francisco

L3: “O próprio Jesus viveu em tempos de violência. Ensinou que o verdadeiro campo de batalha, onde se defrontam a violência e a paz, é o coração humano: ‘Porque é do interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos’ (Marcos 7, 21). Mas, perante esta realidade, a resposta que oferece a mensagem de Cristo é radicalmente positiva: Ele pregou incansavelmente o amor incondicional de Deus, que acolhe e perdoa, e ensinou os seus discípulos a amar os inimigos (cf. Mateus 5, 44) e a oferecer a outra face (cf. Mateus 5, 39). Quando impediu aqueles que acusavam a adúltera, de a lapidar (cf. João 8, 1-11) e na noite antes de morrer, quando disse a Pedro para repor a espada na bainha (cf. Mateus 26, 52), Jesus traçou o caminho da não-violência que Ele percorreu até ao fim, até à cruz, tendo assim estabelecido a paz e destruído a hostilidade (cf. Efésios 2, 14-16). Por isso, quem acolhe a Boa Nova de Jesus, sabe reconhecer a violência que carrega dentro de si e deixa-se curar pela misericórdia de Deus, tornando-se assim, por sua vez, instrumento de reconciliação, como exortava São Francisco de Assis: A paz que anunciais com os lábios, conservai-a ainda mais abundante nos vossos corações.” (Homilia de 14 de abril de 2017)


 

Oração

Ó Deus de amor, o vosso filho se entregou ao mundo, devolvendo a dignidade ao ser humano, que o nosso pecado fizera perder. Neste tempo em que muitos irmãos e irmãs são ameaçados pela ganância dos poderosos, ajudai-nos, Senhor, a sermos profetas de uma nova sociedade, na qual reine a justiça, a paz, a vida e a solidariedade. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!


Canto

No sepulcro te puseram
mas os homens tudo esperam
do mistério da Paixão
do mistério da Paixão

 

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.
Convertei-nos, ó Jesus!
Convertei-nos, ó Jesus!