13ª Estação: Jesus é descido da cruz

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

 

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!



Leitura Bíblica

- Mc 15,42-45

L1: “Já caíra a tarde, e era o dia de preparação (isto é, a véspera do sábado). Por isso, José de Arimatéia, membro respeitável do sinédrio, que também esperava o Reino de Deus, cheio de coragem foi a Pilatos pedir o corpo de Jesus. Pilatos ficou admirado quando soube que Jesus estava morto. Chamou o centurião e perguntou se tinha morrido havia muito tempo. Informado pelo centurião, Pilatos entregou o corpo a José”.


- Sl 27,13-14

L2: “Tenho certeza que vou contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Espera no Senhor, sê forte, firme-se teu coração e espera no Senhor!”.


Refletindo com o Papa Francisco

L3: “A cruz não ‘está’, portanto, contra o mundo, mas pelo mundo: para dar um sentido a todo o sofrimento que houve, que há e que haverá na história humana. ‘Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo – diz Jesus a Nicodemos –, mas para que o mundo seja salvo por Ele’ (Jo 3, 17). A cruz é a proclamação viva de que a vitória final não é de quem triunfa sobre os outros, mas de quem triunfa sobre si mesmo; não daqueles que causam sofrimento, mas daqueles que sofrem. ” (Homilia de 14 de abril de 2017)


 

Oração

Ó, Deus de bondade, o corpo de Jesus é descido da Cruz, na qual contemplamos vosso amor e misericórdia para com os vossos filhos e filhas. Ajudai-nos a amenizar o sofrimento da criação que ainda sofre pelos maus-tratos de nossa sociedade consumista. Senhor, fazei que sejamos servos e servas que esperam em vossa bondade, enquanto pelejam na construção de outro mundo possível. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!


Canto

Do madeiro vos tiraram
e à mãe vos entregaram,
com que dor e compaixão,
com que dor e compaixão!

 

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.
Convertei-nos, ó Jesus!
Convertei-nos, ó Jesus!