8ª Estação: As mulheres choram por Jesus

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

 

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!



Leitura Bíblica

- MC 15,40-41b

L1: “Estavam ali também algumas mulheres, que olhavam de longe; entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago Menor e de José, e Salomé. Elas haviam acompanhado e servido a Jesus quando ele estava na Galiléia. Também muitas outras que tinham ido com Jesus a Jerusalém, estavam ali.”


- Sl 31,10.15-17

L2: “Tem piedade de mim, Senhor, pois estou oprimido. A dor me consome os olhos, a garganta e as entranhas. Quanto a mim, Senhor, eu confio em ti, e digo: Tu és o meu Deus! Meus tempos estão em tua mão: liberta-me da mão dos meus inimigos e perseguidores! Faze brilhar tua face sobre teu servo, salva-me por teu amor!”


Refletindo com o Papa Francisco

L3: “Quando sabem resistir à tentação da vingança, as vítimas da violência podem ser os protagonistas mais credíveis de processos não violentos de construção da paz. Desde o nível local e diário até ao nível da ordem mundial, possa a não-violência tornar-se o estilo caraterístico das nossas decisões, dos nossos relacionamentos, das nossas ações, da política em todas as suas formas.” (Homilia de 1º janeiro de 2017)


 

Oração

Senhor, Deus de compaixão, o pranto das mulheres que seguiam Jesus é sinal da solidariedade humana, revelada como compaixão pelos que sofrem. Ajudai-nos, a fim de que, apoiando as pessoas que já sofreram violência, sejamos fortes para romper com as causas que geram sofrimento. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!


Canto

Ao encontro de Jesus,
As mulheres vão chorando
Suas dores pelo mundo,
Suas dores pelo mundo.

 

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.
Convertei-nos, ó Jesus!
Convertei-nos, ó Jesus!