12ª Estação: Jesus morre na cruz

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

 

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!



Leitura Bíblica

- Mc 15, 33-39

L1: “Quando chegou o meio-dia, houve escuridão sobre toda a terra, até as três horas da tarde. Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte: ‘Eli, Eli, lamá sabactâni? ’, que quer dizer: ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Alguns dos que estavam ali perto, ouvindo-o, disseram: ‘Vejam, ele está chamando Elias! ’ Alguém correu e embebeu uma esponja em vinagre, colocou-a na ponta de uma vara e lhe deu de beber, dizendo: ‘Deixai! Vamos ver se Elias vem tirá-lo da cruz. ’ Então Jesus deu um forte grito e expirou. (Aqui, faz-se uma pausa e, se conveniente, ajoelha-se). Neste momento a cortina do santuário rasgou-se de alto a baixo, em duas partes. Quando o oficial do exército, que estava bem em frente dele, viu como Jesus havia expirado, disse: ‘Na verdade, este homem era Filho de Deus!”


- Sl 31,6.8-9

L2: “Nas tuas mãos entrego meu espírito; tu me resgatas, Senhor, Deus fiel. Possa eu alegrar-me e exultar por tua bondade, por teres olhado para minha miséria e acudido às angústias da minha alma. Não me entregaste nas mãos do inimigo, mas colocaste meus pés em lugar seguro”.


Refletindo com o Papa Francisco

L3: “Realizou-se o pior cenário que o filósofo havia previsto como resultado da morte de Deus, que o advento do super-homem deveria ter impedido, mas que não impediu: ‘Que fizemos quando desprendemos esta terra da corrente que a ligava ao sol? Para onde vai agora? Para onde vamos nós? Longe de todos os sóis? Não estamos incessantemente caindo? Para diante, para trás, para o lado, para todos os lados? Haverá ainda um acima e um abaixo? Não estaremos errando como num nada infinito?’ (F. Nietzsche, A Gaia Ciência, aforismo 125). Foi dito que ‘matar Deus é o suicídio mais horrendo’, e é isso que estamos vendo em parte. Não é verdade que ‘onde Deus nasce, o homem morre’ (J.-P Sartre); o oposto é verdadeiro: onde morre Deus, morre o homem.” (Homilia de 14 de abril de 2017)


 

Oração

Ó Deus da Vida, vosso Filho suspenso no madeiro entregou a vida pela vida do mundo, aproximando-nos de vosso amor que faz viver. Em comunhão com todas as pessoas que são tombadas por causa da injustiça e da violência, nós vos pedimos, Senhor, fazei-nos discípulos e discípulas de Jesus, comprometidos com a Vida Nova que ele deu ao mundo, ao morrer na Cruz. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!


Canto

E do alto do madeiro,
Expirou o bom Senhor,
Deu sua vida por amor,
Deu sua vida por amor.

 

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.
Convertei-nos, ó Jesus!
Convertei-nos, ó Jesus!