5ª Estação: Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz

Canto

Fraternidade é superar a violência! (Mt 14,1-12)
É derramar, em vez de sangue, mais perdão! (Jo 20,21-23)
É fermentar na humanidade o amor fraterno! (Mt 13,33)
Pois Jesus disse que “somos todos irmãos!” (Mt 23,8)

 

Dirigente: Nós te adoramos, Senhor, Jesus Cristo, e te bendizemos.
Todos: Porque, pela tua cruz e ressurreição, remiste o mundo!


Leitura Bíblica

- MC 15,21

L1: “Enquanto levavam Jesus, pegaram um certo Simão, de Cirene, que voltava do campo, e mandaram-no carregar a cruz atrás de Jesus.”


- Sl 4,2

L2: “Quando te chamo, responde-me, Deus, meu defensor; tu que no aperto me deste folga, tem piedade de mim, ouve a minha oração”.


Refletindo com o Papa Francisco

L3: “Finalmente resulta, de forma claríssima, que a paz é a única e verdadeira linha do progresso humano (não as tensões de nacionalismos ambiciosos, nem as conquistas violentas, nem as repressões geradoras duma falsa ordem civil). Existe o ‘perigo de crer que as controvérsias internacionais não se possam resolver pelas vias da razão, isto é, das negociações baseadas no direito, na justiça, na equidade, mas apenas pelas vias dissuasivas e devastadoras’. A paz verdadeira é baseada na verdade, na justiça, na liberdade, no amor. ” (Homilia de 1° de janeiro de 2017).


 

Oração

Senhor, Deus fiel e amigo, no sofrimento do caminho, vosso Filho Jesus encontrou solidariedade. Fazei com que saiamos de nós mesmos, para irmos ao encontro das pessoas que são vítimas de todo tipo de violência, solidarizando-nos com os seus sofrimentos, de modo efetivo e transformador. Por Cristo, nosso Senhor,
Amém!


Canto

Uma ajuda é necessária,
Faz a dor diminuir.
Cirineu carrega a cruz!
Cirineu carrega a cruz!

 

Precisamos denunciar
Toda forma de violência.
Convertei-nos, ó Jesus!
Convertei-nos, ó Jesus!